A Prefeitura de Florianópolis abriu o prazo para que imobiliárias realizem a vinculação das inscrições imobiliárias relativas aos imóveis que administram, referente ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e à Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) de 2026. O procedimento é opcional, mas garante que os carnês não sejam enviados em formato impresso ao endereço do imóvel ou do proprietário, sendo disponibilizados de forma digital diretamente para a administradora.

Assim como ocorreu no IPTU 2025, a vinculação deve ser feita por meio do envio de uma tabela contendo, em uma única coluna, a relação completa das inscrições imobiliárias. O arquivo precisa ser encaminhado por e-mail para 381055@pmf.sc.gov.br até 25 de setembro de 2025, prazo final e impreterível.

Em caso de necessidade de correção, inclusão ou exclusão de dados, a imobiliária deverá enviar um novo arquivo — que substituirá integralmente o anterior. Arquivos complementares ou listagens inseridas no corpo do e-mail não serão aceitos.

Desvinculação e obrigatoriedade

As imobiliárias que não enviarem a tabela dentro do prazo não terão acesso aos arquivos digitais e, automaticamente, os carnês de IPTU e TCRS dos imóveis administrados serão impressos e enviados pelo correio. O envio é obrigatório mesmo para aquelas que já realizaram a vinculação em 2025 e não tiveram alterações em sua lista de imóveis. Caso não reenviem o arquivo neste ano, serão desvinculadas de todos os imóveis.

Critério de preferência

Em situações em que um mesmo imóvel seja vinculado por mais de uma imobiliária, será considerada válida a primeira tabela enviada, obedecendo a ordem de chegada.

Atenção às unidades acessórias

A Prefeitura reforça que devem ser informadas tanto as inscrições imobiliárias de apartamentos quanto as de garagens ou hobby boxes, para evitar que carnês de unidades acessórias sejam emitidos em papel e enviados pelo correio.

Novas adesões

Imobiliárias que não participaram do processo em 2025 e desejam aderir agora devem solicitar verificação de cadastro junto ao Município. Caso já exista responsável cadastrado, o acesso ao sistema Cidadão WEB permitirá a consulta da situação fiscal dos imóveis.

Canal de comunicação

Embora o e-mail com a tabela não precise ser enviado pelo responsável cadastrado, todos os arquivos digitais gerados pela Prefeitura serão encaminhados ao mesmo endereço eletrônico utilizado para o envio da planilha.



Newsletter