Os equipamentos usados para melhorar a segurança nos condomínios estão cada vez mais presentes. Como a violência é um dos fatores importantes na hora de escolher onde morar, muitas pessoas optam por prédios ou condomínios residenciais fechados, que podem ter profissionais que cuidam da vigilância, seja ela pessoal e/ou por monitoramento eletrônico.

Porém, para que o local seja realmente seguro, além de equipamentos e tecnologias é preciso que o síndico ou administrador de condomínios cobre a colaboração de funcionários e moradores. Conheça algumas opções para facilitar o monitoramento e segurança:

Biometria – A tecnologia consiste no uso de características exclusivas dos indivíduos, como impressão digital ou formato da íris, para identificá-los. A maior vantagem dessa ferramenta é que, ao contrário da senha de segurança, é impossível transferir ou compartilhar o acesso com terceiros.

Portaria remota – Utiliza um aparato eletrônico – circuito de câmeras, sensores de presença e sistema de voz – conectado, via internet, a uma central de monitoramento onde profissionais especializados acompanham o movimento do condomínio 24 horas por dia. Em caso de falta de energia, todo o conjunto é alimentado por baterias ou geradores, garantindo a vigilância constante e sem interrupções.

Superalarme – É a evolução de um recurso bastante utilizado. A exemplo dos alarmes comuns, ele é acionado por sensores que detectam a presença de estranhos, mas a diferença está no som emitido. Com potência superior a 100 decibéis, esse sistema causa um mal-estar que torna impossível a permanência no ambiente.

Cerca elétrica com proteção perimetral – Geralmente, as cercas eletrificadas têm uma baixa corrente, funcionando o choque como advertência. A proteção perimetral completa a segurança, disparando alarmes de invasão. Se interligada a um sistema com computador, pode denunciar imediatamente o ponto de invasão.

Identificação de placas – Equipamentos similares àqueles utilizados no controle de tráfego podem ser instalados na entrada da garagem dos edifícios, permitindo a rápida identificação de placas e, caso haja autorização oficial, a integração de dados com os órgãos de trânsito. Isso possibilita uma ação rápida no caso da entrada de veículos suspeitos — ou não autorizados — no condomínio, e também se houver roubo e furto de veículos.



Newsletter