Matéria sobre o mercado imobiliário no NSC Total traz avaliação do Secovi
Leia a seguir a íntegra da reportagem do portal NSC Total sobre o mercado imobiliário, produzido pelo Estúdio NSC. A matéria ouviu o presidente do Secovi de Florianópolis e Tubarão, Márcio Koerich, e o vice-presidente de compra e venda, Marcos Antônio Ruocco Alcauza.
Mercado aquecido: valorização imobiliária em Florianópolis é destaque
A capital teve a maior valorização entre as capitais em 10 anos
Por Estúdio NSC
24/02/2022
branded@somosnsc.com.br
Noivos, Fabrício Schiller Oliveira e Maria Carolina Manes escolheram o novo apartamento na capital catarinense de olho no presente e no futuro. Uma das prioridades era morar perto do trabalho. A escolha, então, foi de um apartamento de dois quartos no Itacorubi, que, de acordo com Oliveira, deve ser a residência da família pela próxima década.
– A gente queria uma infraestrutura mínima em condomínio, pensando futuramente em ter filhos, algo que a criança pudesse brincar, além de uma piscina – detalha o casal.
A princípio, a procura foi por um terreno na Ilha para construir residência mais tarde. No entanto, a ideia foi deixada de lado devido aos preços muito valorizados.
A alta nos preços de terrenos e imóveis em geral em Florianópolis não é recente. Pesquisa Fipezap de Janeiro, que é referência de preços no mercado imobiliário brasileiro, mostra que Florianópolis teve valorização no indicador de venda em 16,13% nos 12 meses anteriores, com o preço médio de venda residencial em R$ 8.701/m². O dado faz da cidade dos manezinhos a terceira capital com maior valorização no período, atrás apenas de Vitória (ES), com 20,65% e Maceió (AL), com 18,31%.
Para o segmento de luxo, o aumento é maior. Pesquisa da Lopes Imóvel, a divisão de imóveis de luxo e destinos de esportes e lifestyle mostra uma valorização de mais de 150% nos últimos dois anos e tendência crescente de aumentos nos preços. De acordo com a maior rede imobiliária do país, a capital teve a maior valorização entre as capitais em 10 anos.
Valorização constante
Marcos Antônio Ruocco Alcauza, vice-presidente de compra e venda do Sindicato de Habitação (Secovi) de Florianópolis, aponta que a valorização ocorre de forma constante desde o início da pandemia. Com a queda dos juros no início de 2021, muitos clientes procuraram os imóveis como forma de obter rentabilidade dos ativos. Ainda, o foco em maior qualidade de vida, a valorização da residência, principalmente para quem teve que optar pelo home office, foram fatores que impulsionaram esses resultados. Procura maior por casas, com maior proximidade da praia ou natureza, foi uma das tendências observadas pelo Secovi. Investimentos em unidades menores como lofts para investimento na locação de curto prazo também foram constantes nos últimos meses.
– Cresceu em praticamente 100% o número de vendas das imobiliárias a partir do início da pandemia e isso vem se mantendo constante, mesmo com a alta da Selic de lá para cá. A economia está se recuperando e Florianópolis continua sendo um objeto de desejo nacional e internacional. Qualidade de vida, belas naturais, organização social, tudo que nós temos no nosso estado e em Florianópolis.
Os bairros mais procurados são Centro, praias como Jurerê, Canasvieiras, e o sul da ilha como um todo. Campeche e Morro das Pedras ficaram mais valorizados devido às melhorias no trânsito geradas pelo acesso ao aeroporto – pois as filas eram maiores e muito mais frequentes.
– Se eu fosse elencar um bairro dos que mais apresentou valorização na Grande Florianópolis, hoje, eu diria o Campeche - destaca Alcauza.
Morar perto da praia, com acesso a bares, restaurantes, academias e toda a infraestrutura do centro se torna uma opção atraente tanto para manezinhos quanto para quem vem de fora.
Aluguéis seguem a tendência
Márcio Koerich, Presidente do Secovi de Florianópolis, afirma que o mercado de aluguéis também apresenta valorização nos últimos meses. Koerich concorda que há um reflexo pós-pandemia, especialmente com o home office, com as pessoas em busca de conforto para dividirem moradia e trabalho.
- Florianópolis é um destino muito atrativo para pessoas que vêm de outras regiões do estado, do país e também do exterior, por estar em franco desenvolvimento. Reunimos em um único local vários aspectos que atendem as demandas de novos moradores, como a busca por mais segurança, pelo estudo, trabalho, boa infraestrutura e também pelas belezas naturais. Na nossa região, há uma forte procura por bairros próximos às universidades - principalmente a UFSC, até com fila de espera - e polos de tecnologia.
A situação proporciona a valorização dos setores de locação e também de venda de imóveis. Segundo Koerich, muitas pessoas que têm imóveis em Florianópolis, por exemplo, alugam e passam a morar em outros bairros e municípios da região. Porém, durante a pandemia, muitos imóveis residenciais e comerciais foram devolvidos.
- Agora há uma retomada da normalidade. A tendência é de continuar este movimento de valorização nas áreas mais procuradas e, nas demais, com menos força. É importante destacar ainda que a qualidade e o estado de conservação dos imóveis também influenciam bastante na valorização do mercado – completa.
Koerich destaca que outros municípios próximos também apresentam valorização dos ativos, sendo levados “com a onda”, mas em menor escala. Com o fator home office, a entidade tem percebido a valorização também de sítios e outras propriedades mais afastadas, por parte de quem não precisa se deslocar muito e busca qualidade de vida.