Por Dariane Campos

Jornal dos Condomínios

Com mais de 77 mil casos confirmados do novo coronavírus, Santa Catarina está entre os locais do país com maior tendência de alta de mortes pela doença, a exemplo dos outros estados do Sul, e com possibilidades reais de colapso na rede de saúde.

No entanto, há quem ainda não tenha percebido a importância de ficar em casa e evitar locais com aglomerações. Situação explicada, de acordo com o mestre em Sociologia Política, Sérgio Saturnino Januário, pela essência da natureza humana, que foi criada para viver em grupos, onde possam ir e vir livremente e interagir uns com os outros.

“É difícil para as pessoas simplesmente ficarem em casa e deixar passar a vida, sabendo que há um mundo enorme lá fora. Nossos instintos de espécie sustentam o egoísmo, o prazer individual e a vontade particular. É quase uma compulsão instintiva”, explica. Aliado a isso, Januário reforça que ainda tem o fato de algumas lideranças sociais e políticas estarem provocando descrenças sobre a pandemia, vírus e medicamentos. “Quando um processo é colocado em dúvida, cada um pode considerar limites para orientações coletivas em nome de suas próprias vontades”, acrescenta.

Leia matéria completa aqui



Newsletter