O Secovi de Florianópolis/Tubarão soma-se ao empenho da sociedade e das autoridades, no trabalho de divulgar informações essenciais no combate ao coronavírus. 

Aos síndicos e condôminos, orientamos: 

 

- Suspenda a realização de assembleias, reuniões e outros eventos no condomínio, até novas orientações das autoridades. O decreto do governo estadual determinou suspensão de todas as atividades não essenciais. 

 

- No caso do uso do salão de festas, recomenda-se o cancelamento sem ônus.

 

- Outras áreas de uso comum, não essenciais, devem ser fechadas.

 

- Mesmo que não haja obrigatoriedade específica, pelo bom senso, os funcionários também devem permanecer afastados até nova orientação das autoridades.

 

- Garanta a colocação de álcool gel nas áreas comuns, em especial perto de elevadores.

 

- Faça comunicados com informações sobre sintomas e principais cuidados para evitar o coronavírus. A colaboração de cada um é essencial, com benefício para todos.

 

- Destaque a informação sobre a orientação do Ministério da Saúde. O isolamento recomendado é de 14 dias para os casos suspeitos, confirmados e prováveis, portador sem sintoma e quem teve contato com casos confirmados.

 

- Coloque avisos para que os condôminos evitem elevadores lotados. 

 

- O recomendado é que as pessoas mantenham uma distância entre elas de pelo menos um metro. 

 

- Evite aglomerações em áreas comuns e de lazer, como parquinhos para as crianças. É importante envolver a todos, em especial os pais, nesta conscientização.

 

 

O QUE FAZER NO CASO DE APRESENTAR SINTOMAS?

 

Caso apresente os sintomas do coronavírus (tosse, febre, mal estar, dores no corpo, dor de garganta) evite circular em corredores e áreas comuns. Entre em contato imediatamente com o Alô Saúde Floripa 0800 333 3233 ou Ministério da Saúde (136). Só vá a hospitais se houver orientação profissional. Na maioria dos casos o tratamento é domiciliar. Os postos de saúde também podem ser acionados. 

 

COMO AGIR SE ALGUM CONDÔMINO ESTIVER INFECTADO?

 

Mesmo sem haver obrigatoriedade legal para o condômino avisar os vizinhos e o síndico, é importante orientar os moradores para que comuniquem a administração do condomínio, sem a necessidade de revelar a identidade de pessoa contaminada. Assim, poderão ser tomadas as devidas medidas para que seja evitado o avanço do contágio. 

 

CUIDADO COM AS FAKE NEWS!

 

Busque e transmita apenas informações de fontes confiáveis, como sites reconhecidos. Você pode conferir se a notícia é verdadeira em https://www.saude.gov.br/fakenews.



Newsletter