A jornalista e colunista de economia da NSC, Estela Benetti, destacou a criação do Secovi Hub e as inovações criadas pela entidade, como o Curso Completo de Administração de Condomínios ao vivo, por teleconferência.

 

REINVENÇÃO NA CRISE

Sindicato da Habitação cria Hub de negócios e educação

 

Por Estela Benetti

 

A crise econômica do coronavírus afeta todos, mas com intensidade diferente dependendo de outras crises vivenciadas por cada setor. No caso dos sindicatos, pesa também no ajuste das finanças o fim das contribuições sindicais. Diante dessa dificuldade e da pandemia, o Secovi - Sindicato da Habitação Florianópolis e Tubarão decidiu se reinventar. Criou o Secovi Hub para trazer inovação ao setor e se aproximar de startups. Esse Hub de negócios inclui também a UniSecovi, com cursos de formação à distância usando tecnologia gratuita internacional de ponta. 

 

Um dos cursos é o de administração de condomínios. Outra atividade educacional é mentoria, com aulas ao vivo por sistema digital. O presidente do Secovi, Fernando Willrich, afirma que a reinvenção do mercado deve ser acompanhada pela reinvenção dos profissionais e das entidades setoriais, por isso essas mudanças todas. O Secovi fará também este ano a segunda edição do Imobi Summit, evento sobre tecnologias ao setor que estreou com sucesso no ano passado. 

 

- O novo Secovi, totalmente feito para o nosso tempo e preparado para o futuro, abrigará um moderno hub, com uma nova visão de associativismo, voltado para os negócios. Em uma nova sede, o Secovi Hub será um espaço equipado para capacitação e para o associado realizar suas atividades, podendo também receber startups que desenvolvam inovações para o mercado. Além dos reconhecidos cursos presenciais, nos preparamos para aplicar nosso ensino de excelência em aulas virtuais ao vivo - afirma o presidente Fernando Willrich.

 

Na educação, os cursos profissionalizantes para síndicos geram interesse maior este ano porque o novo coronavírus trouxe mais dificuldades de gestão devido ao aumento da inadimplência. A entidade inicia a próxima edição do curso dia 19 deste mês e encerra em 10 de outubro. 

Segundo Willrich, levantamentos de administradoras apontam que a inadimplência do setor cresceu até 20% durante a pandemia e em 80% no total de ocorrências. Isso exige mais conhecimento dos gestores na área financeira.  

 

A UniSecovi criou um modelo novo de ensino a distância, com ferramenta gratuita que é utilizada por mais de 17 mil instituições de ensino de todo o mundo, entre as quais as renomadas universidades americanas de Stanford e Berkley.



Newsletter