Por Dariane Campos

Jornal dos Condomínios 

 

O impacto do isolamento social tem gerado uma série de mudanças na rotina e nos hábitos das pessoas. Principalmente daquelas que estão há quase dois meses confinadas em seus apartamentos, onde os poucos metros quadrados foram adaptados para se transformarem em local de trabalho, descanso e lazer.

 

Esta pausa forçada pela pandemia fez com que muitos percebessem o quanto estavam vivendo mal. E detalhes como as áreas verdes dos condomínios se tornaram um diferencial de qualidade de vida e conforto, indo muito além do valor estético tradicional. Em tempo de reclusão, esses espaços tornaram-se um verdadeiro oásis para todos aqueles que não podem sair além do portão do prédio.  

 

O biólogo Paulo Garbugio explica que a arborização de cidades e condomínios deveria ser considerada infraestrutura de saúde pública, conforme indicação da Organização Mundial da Saúde, pois ajuda a diminuir a incidência de doenças respiratórias como asma e bronquite. “Nos prédios, uma das principais vantagens é o ganho na qualidade de vida dos moradores. Pesquisas indicam que a presença de áreas verdes diminui em 15% a incidência de doenças crônicas, além de manter a saúde mental em dia, com o alívio do estresse”, avalia o especialista.

 

 

Outra vantagem está na valorização imobiliária, que pode variar de 5% a 20%, além da economia na conta de luz, gerada pelo emprego da árvore como regulador térmico e da umidade relativa do ar, com a neutralização de emissões de CO². De acordo com o engenheiro florestal Charles Coelho, da startup Arboran, estudos revelam que espécies nativas colocadas adequadamente em torno dos edifícios podem reduzir a necessidade do uso de ar-condicionado em 30% e economizar energia usada para aquecimento em 20% a 50%.

 

“A sombra das árvores também diminui o calor no asfalto, o que ajuda a evitar o aparecimento de buracos na área de garagens e circulação de carros. Aumentando a durabilidade, o condomínio gasta menos com manutenção”, comenta Coelho.

 

Leia a matéria completa em:

 

https://condominiosc.com.br/jornal-dos-condominios/comportamento/4153-areas-verdes-estao-em-alta-nos-condominios

 

Quer saber como ser um síndico ou síndica profissional fazendo o melhor curso do Sul do Brasil?

 

CURSO COMPLETO DE ADMINISTRAÇÃO DE CONDOMÍNIOS: TEORIA, PRÁTICA E MENTORIAS! 

 

Aulas ao vivo, por videoconferência. Faça sem sair de casa!

 

Increva-se agora!

https://bit.ly/LancamentoCursoIneditoAoVivo



Newsletter